[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] [ 14 ] [ 15 ] [ A ] [ próximo ]


Referência Debian
Capítulo 15 - Suporte para o Debian


Os recursos seguintes fornecem ajuda, conselhos, e suporte para o Debian. Tente o máximo possível usar os recursos de auto-ajuda antes de sair chorando nas listas de discussão. :)

Note que você pode acessar muita documentação em seu sistema usando um navegador WWW, através dos comandos dwww ou dhelp, encontrados em seus respectivos pacotes.


15.1 Referências

As referências seguintes estão disponíveis para o Debian e o Linux em geral. Se seus conteúdos conflitarem uns com os outros, confie sempre mais nas fontes de informação primárias que nas secundárias como esse documento.

As referências seguintes estão disponíveis para o Unix em geral. Por favor, note que há algumas pequenas diferenças entre os sistemas Unix. Os nomes de dispositivos e os métodos de init merecem atenção extra.


15.2 Descobrindo o significado de uma palavra

Muitas palavras usadas no Debian são um jargão codificado ou acrônimos. Isso resolverá muitas questões:

     $ dict ponha-uma-palavra-estranha-aqui

15.3 Descobrindo a popularidade de um pacote Debian

Há muitos pacotes no Debian e às vezes é difícil saber qual tentar primeiro. Veja os Resultados do torneio de popularidade Debian para ter uma idéia clara do que os outros estão usando. Instale também o pacote popularity-contest para contribuir.


15.4 O sistema de gerenciamento de bugs Debian

A distribuição Debian tem um sistema de gerenciamento de bugs (BTS) que dá os detalhes dos bugs relatados por usuários e desenvolvedores. É dado um número a cada bug, e ele é mantido ativo até que seja marcado como resolvido.

Você deve verificar se seu relatório de bug já foi feito por mais alguém antes de enviá-lo. As listas dos bugs pendentes estão disponíveis na World Wide Web e também aqui. Veja também Verificar bugs no Debian e procurar ajuda, Seção 6.3.1.

Podem existir muitos relatórios de bugs críticos para o lançamento marcados com FTBFS. Isso significa "Fails To Build From Source" (Falha ao Compilar a partir dos Fontes).

As instruções para relatar um bug são dadas em http://www.debian.org/Bugs/Reporting.


15.5 Listas de discussão

Leia pelo menos a "debian-devel-announce" (inglês, de somente leitura e tráfego baixo) para ficar atualizado sobre o Debian.

As listas de discussão mais interessantes para os usuários Debian são a "debian-user" (inglês, aberta e alto tráfego) e outras listas "debian-user-idioma" (para outros idiomas).

Se quiser mais informações sobre essas listas e detalhes sobre como inscrever-se, veja http://lists.debian.org/. Por favor, procure nos arquivos as respostas para a sua questão antes de enviar mensagens e também adira à etiqueta padrão da lista.

Se você não não desejar receber respostas CC às suas mensagens enviadas à lista de discussão, use o cabeçalho Mail-Followup-To: que é uma medida muito efetiva. Essa a convenção informal das listas de discussão como explicado em http://cr.yp.to/proto/replyto.html.


15.6 Internet Relay Chat (IRC)

O IRC (Internet Relay Chat) é uma forma de conversar com pessoas de todo o mundo em tempo real. Os canais de IRC dedicados ao Debian podem ser encontrados na rede de IRC freenode. Para conectar, você precisa de um cliente IRC. Alguns dos clientes mais populares são XChat, BitchX, ircII, irssi, epic4 e KSirc, todos os quais foram empacotados para o Debian. Tendo instalado o cliente, você precisa fazê-lo conectar no servidor. Em muitos clientes, você pode fazer isso digitando:

     /server irc.debian.org

Uma vez conectado, divirta-se no canal #debian digitando

     /join #debian

Para deixar o canal #debian digite

     /part #debian

Você pode sair do cliente irc digitando

     /quit

Para enviar uma mensagem particular "Olá Sr. Foo" para foo digite

     /msg foo Olá Sr. Foo

Note que qualquer coisa que você digitar sem uma / precedendo é enviado para o canal como uma mensagem.

Nota: clientes como o XChat geralmente têm uma interface gráfica diferente para entrar em servidores/canais.


15.7 Mecanismos de busca

Há muitos mecanismos de busca que fornecem documentação relacionada ao Debian:

Por exemplo, procurando pelo termo "cgi-perl", obtém-se uma explicação mais detalhada desse pacote que o campo de descrição breve em seu arquivo control. Veja Verificar bugs no Debian e procurar ajuda, Seção 6.3.1 para obter informações relacionadas.


15.8 Sítios Web

Esses são algumas URLs aleatórias que eu reuni para problemas específicos.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] [ 14 ] [ 15 ] [ A ] [ próximo ]


Referência Debian

CVS, Qui Jan 18 11:53:12 UTC 2007

Osamu Aoki osamu#at#debian.org
Paulo Rogério Ormenese (líder: pt-br) pormenese#at#uol.com.br
Autores, Seção A.1