[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] [ 14 ] [ 15 ] [ A ] [ próximo ]


Referência Debian
Apêndice A - Apêndice


A.1 Autores

O Referência Debian foi iniciado por Osamu Aoki osamu#at#debian.org como um registro pessoal de instalação que foi eventualmente chamado "Referência Rápida". Muitas partes foram extraídas dos arquivos da lista de discussão "debian-user". Além disso, também foram usados o "Manual de Instalação Debian" e "Notas de Lançamento Debian"

Seguindo uma sugestão de Josip Rodin, que é muito ativo no Projeto de Documentação Debian (DDP) e é o atual mantenedor da "Debian FAQ", esse documento foi renomeado como "Referência Debian" e foi fundido com vários capítulos da "Debian FAQ" com conteúdo de referência. Então a "Referência Rápida Debian" é formada de resumos.

Esse documento foi editado, traduzido, e ampliado pelos seguintes membros do time QREF:

QREF é uma abreviação do título do documento original, "Quick Reference..." e também é o nome do projeto em qref.sourceforge.net.

Muitas páginas de manual e páginas info no sistema Debian foram usadas como as referências primárias para escrever este documento. Para a extensão, Osamu Aoki cosiderou dentro do bom uso de citações, muitas partes delas, especialmente definições de comandos, que foram usadas como partes de frases depois de esforços editoriais cuidadosos para adequá-las ao estilo e objetivo deste documento.

Muitas partes de Fundamentos Debian, Capítulo 2 vêm originalmente da "Debian FAQ" (março de 2002):

Essas seções da "Debian FAQ" foram incluídas nesse documento depois de uma grande reorganização para refletir as mudanças no sistema Debian. Ambos os documentos são atualizados simultaneamente agora.

A "Debian FAQ" original foi feita e mantida por J.H.M. Dassen (Ray) e Chuck Stickelman. Os autores da "Debian FAQ" reescrita são Susan G. Kleinmann e Sven Rudolph. Depois deles, a "Debian FAQ" foi mantida por Santiago Vila. O atual mantenedor é Josip Rodin.

Partes das informações da "Debian FAQ" vieram de:

Algumas partes da seção "Tutorial" foram derivadas de

Os autores gostariam de agradecer a todos aqueles que ajudaram a tornar esse documento possível.


A.2 Garantias

Como eu não sou um expert, não pretendo ser totalmente compreensível quanto ao Debian ou ao Linux em geral. As considerações de segurança que faço devem ser aplicáveis apenas ao uso doméstico.

Este documento não substitui nenhum guia oficial.

Não se oferecem garantias de nenhum tipo. Todas as marcas registradas são de propriedade de seus respectivos donos.


A.3 Retorno

Comentários e adendos a esse documento são sempre bem-vindos. Por favor, envie uma mensagem para o sistema BTS Debian relacionada ao pacote debian-reference ou para seus respectivos pacotes de traduções. O uso do reportbug facilita o envio de um relatório de bug completo. Você pode ainda enviar uma mensagem em inglês para Osamu Aoki em osamu#at#debian.org ou para cada tradutor em seus respectivos idiomas.

Apesar de ter vivido nos Estados Unidos, não sou usuário nativo do inglês. Quaisquer correções gramaticais são bem-vindas.

O melhor retorno é um patch para a versão SGML, mas um patch para a versão texto também é bem-vindo. Veja Documento Oficial, Seção 1.1 para ver o sítio oficial do documento.

Os arquivos SGML originais usados para criar este documento também estão disponíveis no CVS em: :pserver:anonymous@cvs.sf.net/cvsroot/qref ou http://qref.sourceforge.net/Debian/qref.tar.gz.


A.4 Formato do documento

Este documento foi escrito usando o DTD SGML DebianDoc (reescrito a partir do SGML LinuxDoc). O sistema SGML DebianDoc possibilita a criação de arquivos em vários formatos a partir de uma fonte, por exemplo, este documento pode ser visto em HTML, texto plano, TeX DVI, PostScript, PDF e GNU info.

Os utilitários de conversão para o SGML DebianDoc estão disponíveis no pacote Debian debiandoc-sgml.


A.5 O labirinto do Debian

O sistema Linux é uma plataforma para computadores em rede muito poderoso. Entretanto, o aprendizado do uso de todas as suas capacidades não é fácil. A configuração de uma impressora é um bom exemplo.

Há um mapa completo e detalhado chamado "CÓDIGO FONTE". Ele é muito preciso, mas é muito difícil de entender. Também há referências chamadas HOWTO e mini-HOWTO. Elas são mais fáceis de entender mas tendem a dar muitos detalhes e perder o foco. Algumas vezes, tenho problemas para encontrar a seção correta em um longo HOWTO quando preciso apenas chamar uns poucos comandos.

Para navegar nesse labirinto da configuração de um sistema Linux, comecei a registrar lembretes simples em arquivo de formato texto para minha referência rápida. Essa lista de lembretes aumentou e eu aprendi o debiandoc nesse meio tempo. O produto é essa Referência Debian.


A.6 As citações do Debian

Aqui estão algumas citações interessantes da lista de discussão do Debian.


[ anterior ] [ Conteúdo ] [ 1 ] [ 2 ] [ 3 ] [ 4 ] [ 5 ] [ 6 ] [ 7 ] [ 8 ] [ 9 ] [ 10 ] [ 11 ] [ 12 ] [ 13 ] [ 14 ] [ 15 ] [ A ] [ próximo ]


Referência Debian

CVS, Qui Jan 18 11:53:12 UTC 2007

Osamu Aoki osamu#at#debian.org
Paulo Rogério Ormenese (líder: pt-br) pormenese#at#uol.com.br
Autores, Seção A.1